SOBRE NÓS

“Ide pelo mundo inteiro e anunciai a Boa-Nova a toda a criatura!”(Mc 16,15)

LOCALIZAÇÃO

(11) 4137-5674

(11) 4137-5522 (Whatsapp)

Estrada Kizaemon Takeuti, 1785 Taboão da Serra-SP

Cep: 06754-970

CONECTE-SE
  • Facebook Paroquia
  • YouTube - São João
  • Instagram - Grey Circle
  • Grey SoundCloud Ícone

Nossas Pastorais

Liturgia:

Esta Pastoral é responsável pela realização das missas, organizando o ambiente, assim como, ministros, leitores, cantores, músicos e acolhida.

Tendo como apoio as equipes de canto e acolhida.

Canto:

Esta equipe tem como objetivo animar a assembleia, preparar as músicas e as cantar nas missas e outras festividades.

 

Acolhida:

Esta pastoral tem como objetivo tornar acolhedor a chegada das pessoas na missa. Construir uma relação de fraternidade e carinho com aqueles que vêm participar da Igreja. Ficar na porta da Igreja entregando folhetos, acolhendo, dando informações. Procurar na igreja lugar para as pessoas idosas, gestantes, com crianças. Observar aqueles que sempre estão nas missas e poderiam ser convidados para ajudar em alguma coisa. Socorrer aqueles que passam mal.

 

Batismo:

Essa Pastoral tem como objetivo levar o primeiro sacramento, onde nos purificamos do pecado original e nos colocamos como Filhos Amados de Deus. A equipe do batismo procura orientar as famílias para o compromisso que estarão assumindo em nome das crianças que serão batizadas.

Catequese:

Essa Pastoral tem como missão levar a palavra de Deus e preparar as pessoas para passos dentro da Igreja. A catequese está presente em todas as idades e deve ser uma trajetória contínua de educação na fé. A Catequese não se limita a preparar para a celebração dos sacramentos. Ela leva a uma iniciação na experiência religiosa e na oração. Leva também ao crescimento da Igreja. A igreja do amanhã depende da catequese de hoje. A Catequese é tarefa de toda a comunidade, não apenas de alguns, mas de todos os batizados. Ser catequista é acolher, com amor e dedicação, uma vocação - missão de fundamental importância, pois quem responde SIM a essa vocação se coloca à disposição para ajudar os que já seguem Jesus a serem discípulos mais conscientes, coerentes, maduros e generosos. Ser catequista é colaborar com a graça de Deus e com a pessoa, para que ela assuma seu sim a Deus, e avance rumo à maturidade na fé, na esperança e no amor.

 

G.A.P.E

Grupo de Apoio a Pessoa Especial O GAPE desenvolve um trabalho de apoio, inclusão, orientação e informação as pessoas com deficiência e seus familiares na nossa Paróquia São João Batista, este grupo surgiu através da campanha da Fraternidade de 2006, cujo tema foi: “Tema: Fraternidade e Pessoas com Deficiência, Lema: Levanta-te e vem para o meio”. Através deste tema, despertou-se na Igreja Católica um olhar mais atento quanto às necessidades das pessoas com deficiência, e principalmente o desejo de que a nossa Igreja também chegasse a esses nossos irmãos  que tanto sofrem com o preconceito e a descriminação, de uma forma mais acessível a suas limitações. Atualmente a pastoral tem: a Catequese inclusiva para pessoas com deficiência Intelectual; um evento anual de inclusão que acontece todos os 4º sábados do mês de agosto, a missa acessível em celebração ao dia 03 de dezembro, dia internacional de luta da pessoa com deficiência também anual, e um encontro mensal com as famílias e as pessoas com deficiência com a psicóloga do grupo, também visitam outros grupos com palestras motivacionais, e dá todo suporte necessário às pessoas com deficiência e seus famílias em todos os aspectos necessários para um bom convívio na sociedade.

Saúde/ Promoção Humana:

Essa Pastoral tem como função ir ao auxilio das pessoas necessitadas de bens materiais e espirituais, promovendo assim a dignidade de seres humanos e filhos de Deus, oferecendo visitas, mantimentos, roupas, oportunidade, etc...

Teatro:

Essa Pastoral tem como objetivo levar o evangelho às pessoas de uma forma diferente, com encenações, danças, e outras formas culturais que possam fazer com que as pessoas de forma descontraída renovem sua fé ou tenha seu encontro com Deus.

PASCOM (Pastoral da Comunicação):

Essa Pastoral tem como objetivo informar os cristãos sobre o que acontece em sua região, os assuntos como: sociais, política, religião, saúde, assim como a integração entre comunidades e pastorais, e a promoção de eventos dentro da comunidade. Tendo como veículos de comunicação moral, memorando, jornal, etc..

Grupo de Jovens:

Essa Pastoral tem como objetivo oferecer aos Jovens novas amizades, alegria, carinho, ou seja, uma forma sadia de viver em Deus respeitando seus mandamentos. E também os prepararem para engajamento em outras Pastorais.

Dízimo:

A equipe do dízimo trabalha na conscientização da pessoa de que tudo o que ela possui é graça de Deus, por isso, ser dizimista é agradecer o que Deus já lhe deu. Nas missas, recebe a contribuição que o dizimista vem trazer, e, quando necessário, dando explicações sobre o dízimo.

 

Grupo de Oração:

Esta pastoral tem como objetivo promover momento de oração na comunidade, a fim de promover a espiritualidade da mesma baseada no Evangelho e sua reflexão.

 

Grupo de Mulheres:

Esta pastoral tem como objetivo o envolvimento da  mulheres da comunidade, dando-lhes noções de artesanato, saúde e cultura.

 

Grupo de Rua:

Esta pastoral tem como missão promover encontros de oração e reflexão nas famílias, por meio de terços e novenas, a fim de incentivar a participação na comunidade e em alguns casos, incentivar a implantação de novas comunidades. Normalmente estes encontros são promovidos na quaresma, nas vésperas da festa do padroeiro e no advento, quando recebem subsídios para os mesmos.

 

Alfaias:

Esta pastoral é responsável pelo altar e pelos paramentos nele utilizados. São responsáveis por prepararo altar para a celebração e deixar tudo o que será utilizado em seus devidos lugares (âmbula, partícula, sanguíneo,...)

 

Associação Antialcoolatras:

O nosso objetivo é a recuperação do alcoólatra, através de nossas reuniões em grupo, reintegrando-o no seio da família e da sociedade abrindo-lhe as portas para um futuro melhor e para uma vida mais útil.

 

Casais:

A pastoral dos casais tem como objetivo, orientar outros casais sobre os mais variados aspectos da vida em família, convidando-os a participar da comunidade.

 

Noivos:

A Pastoral dos Noivos tem como objetivo uma integração entre os casais que estão prestes a contrair matrimônio, mediante palestras, debates e reflexões, visando orientá-los para o Sacramento do Matrimonio, destacando o lado espiritual do casamento e a importância de ter Deus presente na vida do casal. O Encontro de Noivos é requisito obrigatório para todos os noivos que vão se casar na igreja católica por determinação do Vaticano.

 

Conselho:

Conselho de Pastoral Paroquial – C.P.P, consiste numa instância de organização da prática pastoral, tendo como objetivo principal, ser sinal da comunhão que deve reinar entre todas as comunidades, pastorais e movimentos da Paróquia, bem como testemunhar que todos são irmãos e chamados a trabalhar juntos para o amadurecimento da vida comunitária, formando, assim, o único corpo de Cristo.

Fé e Cidadania:

Promove encontros para discussão de assuntos políticos e sociais de interesse da comunidade.

 

Festas:

É a equipe responsável pelo planejamento, organização e execução das festa e eventos da comunidade, com o objetivo de promover  a integração das pessoas e das pastorais.

 

Visita aos Enfermos:

Levar conforto e esperança àqueles que estão internados. Ser presença de Deus num momento difícil para o irmão. Faz visitas semanais à enfermos hospitalizados em casa. Alguns da equipe que são ministros da Eucaristia levam também a Comunhão quando assim solicitado pelo enfermo.

 

Infância Missionária:

Salvar crianças da morte e da miséria;  
Batiza-las e educa-las como cristãs;       
Prepara-las para serem apóstolos de outras crianças, orientando-as na vocação e profissão.

Legião de Maria:

O objetivo da Legião é "levar Maria ao mundo" (Man. cap.5,7), como meio seguro de levá-lo a Jesus. Seu espírito é "o próprio espírito de Maria" (Man. cap.3), de quem os legionários deverão espelhar todas as virtudes e, acima de tudo, a fé, a caridade e o zelo apostólico.  Por meio da oração diária do terço, das visitas domiciliares e das reuniões semanais, o  movimento legionário consiste em um importante instrumento de evangelização, da Igreja.

Ministros:

Ministro da Eucaristia ou ministro extraordinário da comunhão, na Igreja Católica, é um leigo a quem é dada permissão, de forma temporária ou permanente, de distribuir a comunhão aos fiéis, na missa ou em outras circunstâncias, quando não há um ministro ordenado (bispo, presbítero ou diácono) que o possa fazer ou que esteja ausente. Colabora auxiliando o (bispo, presbítero ou diácono) nos ritos das Santas Missas, ministra e conduz a celebração quando na ausência do bispo, presbítero ou diácono. Visita os doentes e necessitados levando Eucaristia, oração e conforto aos seus corações.

 

Obras:

Tem como função a verificação e acompanhamento das obras a serem realizadas na comunidade: construção, reformas, concertos,...

 

Esperança:

A Pastoral da Esperança é o modo pelo qual a Igreja se faz presente junto às famílias por ocasião do velório, do sepultamento e dos dias que se seguem à morte dos fiéis católicos.

 

Romaria:

Tem como objetivo a organização das Romarias desde a divulgação, contratação de ônibus, venda e recebimento das passagens, orientação aos romeiros, etc...

 

Sobriedade:

A Pastoral da Sobriedade tem por objetivo a PREVENÇÃO, a INTERVENÇÃO, a RECUPERAÇÃO e a REINSERÇÃO do dependente químico junto aos seus familiares, à comunidade eclesial e à sociedade.

  • Instagram - Black Circle
  • Facebook - Black Circle
  • YouTube - Black Circle